Rio Bonito foi a primeira cidade da região metropolitana a receber o programa “Detran em Movimento”, que disponibilizou todos os serviços do órgão aos moradores do município, sem necessidade de agendamento. Mais de 400 pessoas aproveitaram para tirar documentos como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de fazer a transferência de propriedade e o emplacamento de veículos, recorrer de multas de trânsito e resolver pendências, entre outros.

Criado para facilitar o acesso aos serviços do departamento, o programa atendeu moradores locais e de cidades vizinhas. O setor de Identificação Civil foi o mais procurado, com cerca de 400 pessoas em busca da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Célia dos Santos, moradora do bairro Serra do Sambê, destacou a importância de ações como o Detran em Movimento para o Município.

“O Detran em Movimento diminuiu a demanda por agendamentos, principalmente para tirar a nova Carteira de Identidade Nacional. A grande vantagem foi que todos os serviços do Detran RJ estão sendo oferecidos num mesmo lugar, e os moradores não precisaram de agendamento. Com este programa, o Detran RJ atende melhor o cidadão, com a dignidade e o respeito que ele merece”, afirma o prefeito de Rio Bonito, Marcos Abrahão.

“Essas ações são muito importantes para o Município. O atendimento foi rápido e os atendentes muito atenciosos. Esperava demorar, mas em poucos minutos consegui solicitar a segunda via da minha CNH. Agora vou ver o que está impedindo o licenciamento do meu carro. Parabéns ao Detran e à Prefeitura de Rio Bonito pela iniciativa”, disse a moradora.

A vice-presidente do Detran RJ, Penha Bernardes, que acompanhou a ação ao lado de secretários municipais da cidade, destacou o compromisso em facilitar o acesso aos serviços do departamento. Penha também ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Rio Bonito, que deu toda a estrutura necessária para a realização do evento.

“Lançamos, com muito orgulho, o programa Detran em Movimento em Rio Bonito, disponibilizando serviços ágeis e sem burocracia. Na ação, o usuário tem a oportunidade de resolver pendências com comodidade e eficiência, o que facilita muito a vida do cidadão fluminense”, declarou Penha.

Atividades Educativas – As pessoas que estiveram na ação itinerante também participaram de atividades educativas do Detran RJ, além de terem à disposição a Ouvidoria, a Coordenadoria de Julgamento e Controle de Infrações (CJC) e o Protocolo para resolver pendências, como devolução de taxas pagas, dar entrada no pedido de perícia médica ou desistir de categoria na CNH, entre outros.

O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, falou sobre o compromisso do departamento em facilitar o atendimento ao cidadão.

“Em um único dia, conseguimos atender centenas de usuários que estavam com demandas pendentes. Isso evidencia o comprometimento do departamento em oferecer serviços acessíveis e melhorar continuamente o atendimento ao público”, disse o presidente.